A cadeirinha de carro é fundamental para garantir a segurança das crianças, visto que ainda não têm idade para sentar-se da maneira tradicional. No entanto, existem diferentes tipos disponíveis no mercado, o que pode causar confusão para muitos pais. Afinal, são muitos detalhes que precisam ficar atentos e a cadeirinha é mais um deles. Nesse sentido, para ajudar pais e responsáveis a transportarem seus pequenos com segurança, o Conselho Federal de Medicina (CFM), em conjunto com a Associação Brasileira de Medicina de Tráfego (Abramet) e a Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP), lançou uma cartilha. 

    Então, se você quer saber como usar a cadeirinha de carro para crianças da maneira correta, continue acompanhando o post de hoje até o fim. 

    Os tipos de cadeirinha de carro para crianças

    Como falamos, existem diferentes tipos de cadeirinha e para escolher o ideal é importante considerar a idade da criança, sua altura e peso. Além disso, é fundamental que ela tenha o selo de garantia do Inmetro, visto que ele assegura que o produto atende às exigências mínimas previstas na lei. Sendo assim, confira abaixo os principais modelos:

    Bebê conforto

    Indicado para recém-nascidos até crianças de um ano, o limite de peso é de 13 quilos, sendo importante realizar a troca assim que o bebê atingir o peso ou se a cabecinha já ultrapassou o topo. O bebê conforto deve ser instalado de costas para a frente do carro com uma inclinação de aproximadamente 45˚. 

    Cadeirinha

    Indicada para crianças entre 1 a 4 anos de idade, ela já pode ser virada para a frente do carro, no meio do banco e na posição vertical. Além disso, é fundamental utilizá-la em conjunto com o cinto de segurança para evitar que o pequeno caia durante o caminho e garantir sua proteção. A cadeirinha deve ser usada até quando o pequeno estiver com cerca de 18 quilos ou conforme indicação no manual. 

    Assento de elevação ou booster

    Indicado para crianças entre 15 e 16 quilos, esse dispositivo deve ser utilizado entre os 4 e 10 anos de idade e em pequenos com até 1,45m. Ele deve ser fixado no banco traseiro com o cinto de três pontos. Então, crianças maiores que o indicado e que tenham 10 anos já podem usar o assento normalmente juntamente com o cinto. 

    Como usar a cadeirinha de carro para crianças da maneira correta?

    Por mais que esse seja um objeto muito utilizado do dia a dia de pais e resposáveis, é comum que haja alguns erros no momento de utilizar o equipamento, afetando a segurança e conforto dos pequenos. Portanto, confira abaixo como utilizar a cadeirinha corretamente:

    Instale de acordo com o manual

    O maior erro dos pais é não ler o manual da cadeirinha, acarretando em erros desnecessários. Sendo assim, é fundamental realizar a instalação seguindo exatamente as regras do manual, ainda que seja algo chato ou esteja confuso. Se necessário, entre em contato com o SAC do fabricante e não se esqueça de conferir o tipo de cinto de segurança mais adequado para ela. 

    Compre a cadeirinha do tamanho certo

    A criança vai precisar da cadeirinha por muitos anos e não adianta querer utilizar o mesmo modelo, a não ser que queira colocar o pequeno em risco. Afinal, uma cadeirinha do tamanho errado prejudica o conforto, segurança e até mesmo seu desenvolvimento, quando utilizada com alta frequência. Portanto, confira no manual até quantos quilos a cadeirinha suporte e faça a troca quando necessário. 

    Atente-se à posição

    Como falamos, até um ano de idade, a cadeirinha precisa ficar de costas para o banco da frente. Muitos pais querem enxergar a criança enquanto dirigem e acabam cometendo o erro de deixá-la virada para o banco da frente. Mas, é importante ter em mente que a posição indicada é uma forma de garantir a segurança do bebê. Portanto, não subestime seu uso e indicação. 

    Não faça nenhum tipo de concessões

    Por fim, mas não menos importante, fazer concessões e não usar a cadeirinha “só dessa vez” porque o carro está muito cheio ou estão atrasados é algo que compromete a segurança da criança, além de você poder levar uma multa por isso. Se fizer isso uma vez, pode ter certeza que com o tempo vira rotina e você deixa seu filho desprotegido. 

    Então, agora que você sabe quais os diferentes tipos de cadeirinha para carro e como utilizá-la da maneira correta, já pode colocar nossas dicas em prática. É importante lembrar que existe uma cartilha de orientação, caso haja mais dúvidas sobre o assunto. Além disso, tenha em mente que o acidente de trânsito é a principal causa de morte de crianças entre 1 a 14 anos de idade, sendo que o uso de assentos apropriados diminui em 71% a ameaça à vida. Portanto, não subestime o uso desse equipamento e garanta a proteção constante de seu pequeno.

    Giselle Wagner é formada em jornalismo pela Universidade Santa Úrsula. Trabalhou como estagiária na rádio Rio de Janeiro. Depois, foi editora chefe do Notícia da Manhã, onde cobria assuntos voltados à política brasileira.