O mercado de criptomoedas, assim como os demais mercados de investimentos, apresenta volatilidade, que pode se originar por diversos fatores distintos.

    Nesse contexto, é de extrema importância compreender o sentimento dos investidores para tomar decisões mais assertivas.

    Um indicador que tem como premissa medir e refletir a percepção momentânea dos investidores é o “Fear and Greed Index”, em tradução literal “Indicador de Medo e Ganância”.

    O indicador é utilizado como uma espécie de bússola, orientando o investidor se o mercado no momento apresenta otimismo (ganância) ou pessimismo (medo).

    Ele é constituído por diversas fontes de dados, como volatilidade do mercado, volume de negociações, sentimentos expressados em redes sociais, entre outros.

    Indicador de medo

    Quando o mercado apresenta um excesso de pessimismo, e os investidores estão dominados pelo medo, o índice tende a ser baixo, o que, por sua vez, pode indicar ser um bom momento para comprar.

    Nesses momentos, é comum que os ativos assumam preços inferiores ao seu real valor na cotação para compra em uma exchange de criptomoedas ou corretoras.

    Indicador de ganância

    Por outro lado, um índice mais alto sugere elevado otimismo no mercado, o que pode indicar que os ativos estejam supervalorizados.

    Esse pode ser um ótimo momento para vender ativos e realizar lucros, mas também é um momento de cautela, caso a decisão seja de compra.

    Como o indicador é representado?

    O “Fear and Greed Index” é geralmente representado em escala de 0 a 100, oferecendo uma perspectiva instantânea do sentimento do mercado, onde 0 representa o medo extremo e 100 representa o maior nível de ganância possível.

    O investidor que deseja utilizar o indicador deve acompanhar as flutuações do índice ao longo de um determinado período, podendo ser semanas ou meses.

    Assim, é possível identificar mudanças de comportamento e sentimento dos investidores, antecipando variações de preço dos ativos.

    Em uma amostragem em que o indicador parte do extremo medo (0) para uma zona próxima dos 50 pontos, é um indicador interessante de um possível ponto de compra, já que indica uma melhora do humor do mercado e uma tendência de alta.

    O contrário também se aplica. Quando uma amostragem apresenta o índice variando de 100 para uma zona neutra, próxima de 50, pode indicar o momento de venda e uma possível variação negativa do ativo pela frente.

    O “Fear and Greed Index” se mostra como uma excelente ferramenta para os investidores, propiciando uma visão rápida e prática do momento vivido pelo mercado, auxiliando o investidor a tomar as decisões com maior embasamento e maior chance de acerto.

    É sempre importante mencionar que, embora seja uma ferramenta bastante útil, não se pode ter garantias, uma vez que o mercado é rodeado por diversos fatores que não o permitem ser totalmente previsível.

    Leia também: Gestão contábil e financeira para o sucesso do E-commerce

    Giselle Wagner é formada em jornalismo pela Universidade Santa Úrsula. Trabalhou como estagiária na rádio Rio de Janeiro. Depois, foi editora chefe do Notícia da Manhã, onde cobria assuntos voltados à política brasileira.