Originalmente chamado de “Contrologia”, o Pilates é um método de exercícios para o corpo todo projetado para melhorar as atividades diárias e a subsistência.
O Pilates alinha a estrutura geral do corpo inteiro e apoia as articulações. O que parece simples pode ser enganosamente desafiador e incrivelmente eficaz quando feito de maneira correta e de boa forma.
É um exercício de baixo impacto que cria força ideal por meio do equilíbrio muscular e do ajuste fino dos padrões neuromusculares.
A força ideal obtida com uma prática consistente de Pilates é não rígida, equilibrando força com mobilidade e flexibilidade. Ajuda você a se mover e respirar em suas atividades diárias com mais liberdade e poder e menos dor.
1. Aumenta a força do núcleo
O Pilates é famoso por sua ênfase no núcleo – o centro do corpo de onde se originam todos os movimentos. O núcleo são todos os músculos circundantes do tronco que, quando fortalecidos e flexíveis, sustentam e estabilizam o corpo.
Pilates melhora a força e função do núcleo. A força do núcleo é um fator-chave na redução da dor nas costas e no quadril, diminuindo a disfunção do assoalho pélvico, e é a área da qual o movimento explosivo deriva, daí o seu apelido de “a usina de força”
2. Melhora a postura
Seus pais tiveram a ideia certa quando lhe disseram para parar de se curvar e sentar-se direito.
A postura melhorada é a diferença entre músculos fracos e desequilibrados, dores de cabeça, dor nos ombros ou nas costas e sentar-se ou ficar em pé com facilidade.
O Pilates se concentra no alinhamento de todo o corpo, na amplitude de movimento ideal nas articulações e no equilíbrio de todos os músculos opostos. Ele melhora a postura, trazendo consciência para o seu alinhamento e fortalecendo os músculos posturais negligenciados.
3. Diminui a dor nas costas
O Pilates visa os músculos abdominais mais profundos e o assoalho pélvico para contrair e relaxar – um verdadeiro sinal de força. Esses músculos funcionam como uma cinta para levantar e apoiar os órgãos e proteger e estabilizar as costas
4. Previne lesões
O Pilates equilibra os músculos do corpo para que não fiquem nem soltos e fracos, nem tensos e rígidos. Músculos muito soltos e fracos ou muito tensos e rígidos podem tornar o corpo mais suscetível a lesões.
O Pilates se concentra no desenvolvimento da força dinâmica, o que significa que você é mais capaz de apoiar e estabilizar as articulações enquanto se move. Pilates é um método eficaz para reduzir o risco de lesões no joelho, por exemplo, no esporte.
Dica: caso tenha plano de saúde, consulte um médico ortopedista joelho que atende plano de saúde antes de começar qualquer atividade.
5. Diminui o estresse
Continuando com o benefício da consciência corporal, o foco interno e o uso da respiração do Pilates podem diminuir a regulação do sistema nervoso. Isso, por sua vez, pode tirá-lo do modo de lutar ou fugir, diminuir o cortisol e diminuir o estresse ao longo do tempo.
6. Melhora a flexibilidade e mobilidade
A prática de Pilates continua se movendo com transições suaves entre movimentos precisos e lentos e controlados. Em vez de alongamento após um exercício de fortalecimento, a maioria dos exercícios de Pilates é uma combinação dos dois, o que melhora a força, flexibilidade e mobilidade .
7. Aumenta sua imunidade
Uma pesquisa mostra que o Pilates ajuda a impulsionar o funcionamento do sistema imunológico, especialmente em adultos mais velhos.
Junto com a circulação aprimorada, vem a função do sistema imunológico aprimorada. Um bom sistema imunológico é uma função do fluxo adequado de sangue e linfa – ambos estimulados pelo Pilates.
8. Isso fortalece seus ossos
O estilo de vida atual de ficar mais sentado e menos movimentado é prejudicial à nossa saúde e densidade óssea. A forte densidade óssea previne a osteoporose e a osteoartrite e pode afetar pessoas de qualquer idade. Estudos demonstraram que o pilates é eficaz no aumento da qualidade de vida, no alívio da dor e no aumento da densidade óssea.