A fossa séptica é uma parte da casa que gera ainda muitas dúvidas. E dentre essas dúvidas a pergunta mais inquietante é sobre a periodicidade de limpeza da fossa. Afinal, quanto tempo demora para que ela fique cheia? É possível observar sinais de que isso está ocorrendo?
Hoje, vamos te explicar mais sobre o assunto. Então, se você tem uma fossa séptica, acompanhe no nosso artigo quando chega a hora de desentupir.
Qual periodicidade para limpeza da fossa séptica?
A limpeza da fossa séptica deve ser realizada no mínimo uma vez por ano. Mas na realidade, esse período pode variar dependendo do número de pessoas que utilizam a casa. A fossa séptica pode precisar de desentupimento em até 6 meses, se a quantidade de pessoas for grande.
Portanto, é sempre bom ficar de olho nos sinais que a fossa séptica dá quando precisa de ser desentupida. Além disso, é importante lembrar que apenas um profissional limpa fossa experiente poderá fazer o desentupimento de forma correta e duradoura. Assim, você não vai ter problemas antes do prazo certo.
Como acontece a limpeza da fossa séptica?
A limpeza da fossa séptica acontece em etapas. Quando chega até o local, o profissional retira a tampa da fossa para liberar os gases produzidos por ela.
Depois disso, começa a retirada dos resíduos sólidos que a própria fossa foi decompondo. Esses resíduos são estocados em um maquinário próprio, onde recebem tratamento e depois são descartados no local adequado.
É importante contar com empresas desentupidoras responsáveis para cuidar do descarte correto. Longe de afluentes e locais protegidos ambientalmente. Por fim, o profissional deixa uma camada de resíduos para que a fossa séptica continue realizando seu trabalho.
Qualquer um pode limpar a fossa séptica?
Não. Os profissionais limpa fossa são as pessoas adequadas para realizar esse serviço. Não só por que possuem experiência de anos sobre o assunto. Mas também por terem o equipamento certo para evitar contaminações.
Os resíduos produzidos pela fossa séptica são tóxicos e podem provocar problemas não só para o ambiente, mas para o ser humano.
Se entrarmos em contato com os dejetos que estão ali, podemos adquirir vírus e bactérias. Por isso, equipamentos de proteção são de extrema necessidade na limpeza da fossa séptica. O descarte adequado também é necessário e só pode ser feito em postos de tratamento.
E se eu me esquecer de limpar a fossa periodicamente?
O ideal é sempre marcar no calendário a última vez que a limpeza da fossa foi feita e quando será a próxima vez. Dessa forma não ocorrem esquecimentos.
Se mesmo assim você perder a data da limpeza periódica, assim que você lembrar, chame uma empresa desentupidora. Não precisa nem esperar os sinais de uma fossa séptica cheia.
Respeite o máximo possível a periodicidade para manutenção e limpeza da fossa. Caso contrário isso diminuirá a vida útil dela.
Um profissional atenderá o chamado e agendará a limpeza da sua fossa séptica. Assim, você evita que problemas de entupimento e vazamento aconteçam.
Sinais de que a fossa séptica encheu
Se você perdeu a hora de limpar a fossa séptica e ainda não chamou um profissional limpa fossa, é preciso estar atento aos sinais que aparecem quando ela está prestes a transbordar. Perceba se os seguintes sinais estão ocorrendo:
- Mau cheiro voltando pelo encanamento da casa, principalmente pelo ralo;
- Poças ao redor da borda da fossa séptica mesmo sem ter chovido;
- Dejetos ou água suja voltando pelo encanamento do banheiro ou da pia;
Se perceber qualquer um deles, chama imediatamente o profissional limpa fossa. Ele agendará uma visita para desentupir a fossa séptica. Quanto mais rápido você entrar em contato, melhor.
O que a manutenção periódica da fossa séptica faz?
A manutenção, limpeza e desentupimento periódico da fossa séptica aumenta a vida útil da fossa. Sem esse tipo de tratamento, os recipientes podem transbordar, vazar ou todo o sistema pode parar de funcionar.
E sabemos bem que a substituição desse tipo de item não é fácil ou barato. Pode causar um transtorno enorme e um gasto desnecessário e imprevisto.
Portanto, fazer manutenções periódicas te ajuda a evitar esse tipo de problema. Além disso, você evita a contaminação do solo ao redor da fossa séptica.
Lembre-se de anotar as datas de manutenção e desentupimento para não correr o risco de se esquecer.
O que acontece se eu não desentupir a fossa?
Você corre sérios riscos de contaminação do solo. Além de também poder prejudicar irreversivelmente a própria fossa séptica.
Caso ela vaze, se torna completamente inutilizável. Sendo necessária a sua substituição. Fora que o próprio encanamento pode sofrer danos ao ter os dejetos da fossa voltando.
Se notar sinais de que a fossa está prestes a entupir, ou até mesmo se você se esqueceu da manutenção periódica, chame um profissional limpa fossa.
Conte com ajuda de um profissional especializado e que saiba o que está fazendo. Do contrário, você pode enfrentar grandes prejuízos e imprevistos com sua fossa séptica.
Está na hora de desentupir a fossa séptica? Conta com a Ajax!
Limpar e desentupir a fossa séptica é algo que não pode ser feito por conta própria. Existem diversos riscos em não se manipular uma fossa e seus dejetos de forma correta e com o equipamento certo. Riscos que envolvem o meio ambiente e o próprio ser humano.
Mas sabemos bem que não temos como evitar para sempre o desentupimento de fossa séptica. É por isso que hoje, destacamos o quão importante é contar com limpa fossa profissionais e responsáveis, e temos mais uma dica de onde encontrar a empresa certa para realizar o serviço para você.
A Desentupidora AJAX realiza serviços de manutenção, como limpeza de fossa séptica em SP e reparos na rede hidráulica.
Você pode contratar nossos serviços para sua casa ou empresa a qualquer hora do dia. Nosso atendimento é 24 horas por 7 dias na semana.
Ademais, existem diversos canais de atendimento que podem ser utilizados pelos clientes, incluindo nosso telefone (11) 4114-6060; WhatsApp, redes sociais e via formulário de contato.
Leia também: Qual a melhor malha para fazer pijama? Conforto ao dormir