É tentador querer ser o primeiro a compartilhar notícias emocionantes, ou parabenizar alguém por um marco, encaminhar um meme ou uma piada engraçada. Entretanto, fazer isso nas mídias sociais pode ser problemático se você não for cuidadoso, principalmente se você já foi um militar que deu baixa.

    À medida que você se separa das forças armadas, usar as mídias sociais para encontrar e buscar empregos, aumentar sua rede profissional e construir sua marca pessoal é inteligente. Pessoas em todo o mundo, em todos os diferentes empregos, setores e empresas, estão usando as mídias sociais para expandir seu impacto. Mas como você aparece e se envolve on-line é complicado: embora você deva compartilhar, comentar, postar e se envolver com outras pessoas, postar o conteúdo errado ou compartilhar de maneira errada pode causar danos duradouros à sua carreira e reputação.

    Para se proteger contra um erro de mídia social que acabe com sua carreira, antes de postar algo online, pergunte a si mesmo:

    1. Este post me mostra uma luz positiva? Quando compartilhamos conteúdo online, estamos mostrando aos outros nossos valores, objetivos, esperanças, paixões e interesses. Se você compartilha informações e insights consistentemente em sua área de especialização, reforça que está comprometido com seu trabalho e carreira. Quando você compartilha informações genéricas, aleatórias ou muito diversas, corre o risco de confundir os usuários online que perdem a noção do que você se importa e pode oferecer.

    2. Este post, imagem ou mensagem pode ser considerado ofensivo ou inapropriado? Embora você possa pensar que uma piada é engraçada, se alguém em seu local de trabalho se sentir ofendido ou chateado com isso, será problemático para você. Da mesma forma, muitas empresas têm diretrizes sobre o tom das postagens de mídia social dos indivíduos, e ir contra isso pode mostrar desrespeito aos valores e à marca da empresa.

    Mesmo que ninguém tenha lhe dito que sua postagem os ofendeu, irritou ou incomodou, você pode ser percebido como insensível, surdo, tendencioso ou ignorante aos protocolos comuns em sua indústria ou cultura. Na dúvida, deixe o post de fora.

    Quem trabalha por exemplo com marketing digital para médicos, expor membros de pacientes em cirurgias pode ser uma grande problema, com punições severas do conselho de medicina.

    3. A informação é privilegiada ou confidencial? Sem perceber, você pode compartilhar inadvertidamente informações privadas. Lembro-me da história de um profissional que compartilhou sua empolgação quando sua colega lhe contou a notícia de que seria mãe pela primeira vez. Ele sabia das lutas que sua colega e seu marido passaram para tentar aumentar sua família. Um animado “parabéns pelo novo bebê!” postado no Facebook deu errado quando ele soube mais tarde que sua colega ainda não havia contado ao chefe dela. Se você não tiver certeza se as informações que deseja compartilhar podem ser confidenciais ou privadas, primeiro consulte as partes envolvidas para garantir que não há problema em compartilhar.

    4. Estou recebendo crédito pelo trabalho de outra pessoa? Sem perceber, você pode compartilhar notícias ou atualizações por engano que o posicionam como uma tentativa de atrair a atenção ou o reconhecimento de outra pessoa. Por exemplo, compartilhar a notícia com sua rede on-line de que sua equipe ganhou um grande contrato pode ser a notícia de outra pessoa para compartilhar primeiro, não a sua. Embora seja divertido ser o primeiro a compartilhar informações positivas, certifique-se de que elas sejam realmente suas.

    5. Verifiquei se há erros gramaticais e ortográficos? Os seguidores de mídia social normalmente perdoam um erro de digitação aqui e ali, mas cometer erros gramaticais e ortográficos repetidamente refletirá em sua atenção aos detalhes, capacidade de foco e qualidade de sua mensagem. À medida que mais usuários on-line ficam mais preguiçosos com sua gramática e ortografia, os profissionais que são cuidadosos com o uso do idioma se destacam como mais polidos.

    A mídia social tem uma qualidade casual e descontraída. Mas manter o foco em como você está se comunicando on-line garante que você não cometa um erro que prejudique sua carreira.

    Avatar de Giselle Wagner

    Giselle Wagner é formada em jornalismo pela Universidade Santa Úrsula. Trabalhou como estagiária na rádio Rio de Janeiro. Depois, foi editora chefe do Notícia da Manhã, onde cobria assuntos voltados à política brasileira.