Você sabe o que é ROAS? Aprenda tudo sobre ROAS, incluindo as diferenças entre ROAS e ROI e como medir o ROAS!
A definição de ROAS
O retorno do investimento em publicidade (ROAS) é um importante indicador de desempenho (KPI) em marketing digital. Refere-se à quantidade de receita obtida para cada real gasto em uma campanha.
Com base no princípio do retorno sobre o investimento (ROI), ele mostra o lucro obtido para cada despesa de publicidade e pode ser medido tanto em um nível alto quanto em uma base mais granular.
Se você deseja medir o ROAS para uma estratégia de marketing completa ou observar o desempenho de apenas uma campanha, na segmentação ou no nível do anúncio, essa é uma métrica essencial para medir e determinar o sucesso estratégico na publicidade.
Como calcular o retorno do investimento (ROAS)
O ROAS pode ser calculado com uma fórmula simples:
ROAS = (receita atribuível a anúncios / custo de anúncios) x 100
Pense da seguinte forma: digamos que você esteja executando uma campanha publicitária na qual investe R$1.000 e possa atribuir R$ 3.000 em receita a esses anúncios. Usando a fórmula do ROAS, você pode determinar um ROAS de 3, o que é um resultado muito bom.
O cálculo do ROAS se torna um pouco mais complicado ao determinar qual é o custo dos anúncios, e há algumas decisões a serem tomadas. Em primeiro lugar, você precisa determinar se deseja rastrear o valor gasto em uma plataforma específica ou se deseja agrupar custos extras de publicidade. Por exemplo:
- Custos do fornecedor: os fornecedores com os quais você trabalha provavelmente receberão taxas de comissão pela execução da campanha publicitária.
- Custos da equipe: você precisa pagar uma pessoa para configurar e gerenciar as campanhas, sejam elas internas ou em uma agência.
A maneira como você define o “custo dos anúncios” no cálculo do ROAS dependerá do tipo de campanha que você está executando. Às vezes, é mais eficaz trabalhar apenas com os custos exatos de anúncios e, em seguida, criar um ROAS separado que incorpore todas as despesas de anúncios colaterais. Dessa forma, você terá visibilidade do desempenho geral e da lucratividade de todas as campanhas para as quais o ROAS é um KPI.
Qual é a diferença entre ROAS e ROI?
Conforme abordado acima, o ROAS refere-se ao retorno do investimento em publicidade, enquanto o ROI refere-se ao retorno do investimento. Ao calcular um ROI, você está avaliando o retorno de um investimento específico em relação ao custo desse investimento.
É um cálculo do seu lucro líquido e do investimento, com uma fórmula que geralmente se parece com isso:
ROI = (lucro líquido / investimento líquido) x 100
Embora semelhante, mas não o mesmo, o ROAS visa ajudar anunciantes e profissionais de marketing a determinar a eficiência geral das campanhas de marketing on-line ou móvel, calculando a quantia exata de dinheiro que é ganha de uma campanha em relação à quantia exata de dinheiro que foi investida nela.
Uma conclusão importante é que um ROI negativo ainda pode ser um ROAS positivo, porque seu investimento geral pode ser maior do que o lucro gerado, mas em relação ao investimento nas próprias campanhas publicitárias (dependendo de como você calcula isso), o próprio ROAS pode seja positivo.
Devo usar ROI ou ROAS?
Ao criar uma campanha ou estratégia de marketing, ROI x ROAS não é uma decisão ou/ou. Os ROIs são mais bem aproveitados para ajudar a obter visibilidade sobre a lucratividade de longo prazo, e o ROAS pode ser mais útil na otimização para estratégias de curto prazo ou muito específicas.
Ao criar uma campanha ou estratégia de marketing móvel de alto nível, utilizar as fórmulas de ROI e ROAS é uma prática recomendada. Dentro do marketing móvel, ROI e ROAS são métricas cruciais para profissionais de marketing e anunciantes trabalharem.
Enquanto o ROI pode ser aplicado em alto nível para medir os lucros gerais, o ROAS ajudará você a determinar quanto uma campanha está contribuindo para esses lucros gerais.
Como o ROAS é usado no marketing?
O ROAS é mais útil no marketing digital quando você escalonou ao ponto de acompanhar várias campanhas, canais e plataformas de anúncios e precisa supervisionar quais são os mais eficazes e devem continuar recebendo alocação de orçamento.
Cobrimos acima que o ROAS pode ser aplicado em vários níveis e com vários graus de granularidade. Portanto, você pode calcular o ROAS em seus gastos gerais com anúncios e, em seguida, calcular por canal, campanha e plataforma para determinar seus canais com melhor desempenho ou de onde é provável que venha o nível mais alto de lucratividade.
Recomendamos calcular um ROAS mínimo antes de lançar qualquer campanha, para que você possa identificar o mais rápido possível se o desempenho está em um nível aceitável ou não.
Determinar qual é esse mínimo é um pouco mais complexo e dependerá do tipo de aplicativo, vertical e do estágio de crescimento em que está, mas também é algo que pode permanecer flexível à medida que as margens de lucro e as despesas comerciais se adaptam.
O ROAS também pode ser combinado com outras métricas e KPIs importantes típicos do marketing. Métricas de PPC como custo por clique (CPC), custo por aquisição (CPA) e custo por lead (CLP) podem ser complementadas pelo ROAS para ajudar a pintar uma imagem completa e clara para os anunciantes ao determinar como atingir as metas.