A gravidez traz muitos mitos e contos – desde a beleza de uma mãe ao engravidar, se ela está tendo um filho, a comer especiarias que podem cegar o bebê – esses contos são hilários e parecem ter surgido do nada, porque as associações tendem a desafiar a lógica na maioria das vezes. Entretanto, problemas repentinos de visão são muito reais e devem ser levados a sério.

    tudo sobre hormônios

    Algumas pessoas afirmam que a gravidez pode causar esquecimento nas gestantes. Isso é realmente verdade, devido às mudanças hormonais que ocorrem durante a gravidez. A enxurrada de hormônios afetam a memória espacial, deixando você esquecido. Durante a gravidez, os olhos também podem ser afetados por essas mudanças nos hormônios, na circulação sanguínea, no metabolismo e na retenção de líquidos. Estes são apenas temporários e devem voltar ao normal após o parto. Se piorarem durante a gravidez ou não voltarem ao normal depois, consulte um oftalmologista. Caso você já tenha uma doença ocular, como por exemplo a catarata, é indicado fazer a cirurgia de catarata só depois do parto.

    Olhos secos

    Olhos secos são comuns durante a gravidez. Colírios podem ser usados para tratar e lubrificar os olhos secos, mas verifique com seu oftalmologista para garantir que a solução é segura para o seu bebê. Alguns colírios comuns têm conservantes que podem ter efeitos negativos nas lentes de contato gelatinosas, portanto, certifique-se de usar apenas aqueles recomendados.

    Visão embaçada

    A retenção de água não só faz com que seus pés e tornozelos inchem, mas também pode alterar a espessura e a curvatura da córnea, resultando em visão embaçada ou distorcida. Geralmente é pequeno, mas pode afetar o ajuste de suas lentes de contato ou como seus óculos corrigem sua visão. Essa condição geralmente desaparece após a gravidez e a amamentação, e sua córnea voltará ao seu formato original.

    Vasos sanguíneos dos olhos rompidos

    O enjôo matinal também pode afetar seus olhos. Sabe-se que o vômito violento rompe os vasos sanguíneos dos olhos, fazendo com que o sangue fique preso no olho, levando a uma deficiência temporária da visão. Essa condição geralmente se normaliza por conta própria, sem tratamento, mas, em alguns casos, o sangue precisa ser drenado do olho afetado. Se você tiver enjoos matinais frequentes, consulte o seu médico.

    Sintomas de glaucoma melhorados

    Em alguns casos, os sintomas do glaucoma parecem melhorar durante a gravidez, e seu médico pode precisar ajustar sua medicação. Se você tem glaucoma e planeja ter um bebê, converse com seu médico sobre a medicação. Isso permitirá que eles ajustem a dosagem de uma forma segura para você e seu bebê.

    Condições Sérias

    Pré-eclâmpsia

    Mudanças repentinas em sua visão podem ser um sinal de pré-eclâmpsia, um problema sério que infelizmente ocorre em 5% a 8% das gestações. A presença de proteínas na urina e a hipertensão são precursores da pré-eclâmpsia.

    Se você tiver sensações repentinas de luzes piscando, manchas, auras, visão embaçada e sensibilidade à luz, chame seu médico e dirija-se ao hospital imediatamente. Esta é uma condição séria que não pode esperar até a manhã seguinte.

    Diabetes gestacional

    Esta é outra condição séria relacionada à gravidez que pode causar problemas de visão, principalmente visão turva. Níveis elevados de açúcar no sangue podem danificar os finos e pequenos vasos sanguíneos que fornecem sangue à retina, e essa condição parece aumentar durante a gravidez.

    Embora este tipo de diabetes seja temporário e ocorra apenas durante a gravidez, é sério o suficiente para que você precise ser monitorado de perto por seu médico para garantir que seus níveis de açúcar no sangue não aumentem.

    Conclusão

    Problemas de visão durante a gravidez não são um mito. Se você estiver grávida e tiver qualquer tipo de problema de visão, consulte seu médico imediatamente e agende um check-up. É sempre melhor estar seguro, especialmente na jornada mais mágica e importante de sua vida.

    Giselle Wagner é formada em jornalismo pela Universidade Santa Úrsula. Trabalhou como estagiária na rádio Rio de Janeiro. Depois, foi editora chefe do Notícia da Manhã, onde cobria assuntos voltados à política brasileira.