Reescrever Texto é uma ferramenta de reescrita de ponta. Está posicionado como a próxima grande novidade no mercado de reescrita.

    Isso realmente ajuda a melhorar a legibilidade do conteúdo? Essa é a pergunta de um milhão de dólares para a qual teremos a resposta no final deste livro.

    Dada a quantidade de conteúdo que está sendo produzido e consumido neste mundo digital, a legibilidade do conteúdo tornou-se um fator decisivo.

    Se o seu conteúdo não for claro, conciso e de fácil digestão, você honestamente espera que os leitores permaneçam por aqui?

    Colocaremos o Reescrever Texto no teste final e veremos se ele faz jus ao seu hype. Há muito burburinho em torno desta ferramenta e estávamos entusiasmados em experimentar esta ferramenta de reescrita online gratuita.

    O Reescrever Texto é eficaz para melhorar a legibilidade do conteúdo?

    Para descobrir de forma conclusiva se o Reescrever Texto realmente ajuda a melhorar a legibilidade do conteúdo, iremos alimentá-lo com conteúdo e testar a qualidade de seus resultados. O conteúdo será testado em relação a vários fatores críticos para uma avaliação justa da ferramenta.

    Dito isso, vamos primeiro entender o que é legibilidade do conteúdo e como ela pode ser melhorada.

    1. Compreendendo a legibilidade do conteúdo

      A questão “Pode?” melhorar a legibilidade só pode ser respondida depois de estabelecermos “o que é” a legibilidade do conteúdo.

      A legibilidade do conteúdo refere-se à facilidade com que o leitor pode compreender e absorver as informações apresentadas em formato escrito.

      Uma coisa é transmitir uma mensagem, mas se o leitor não for capaz de compreendê-la, seu esforço valeu a pena? A comunicação eficaz é um conceito simples que é tão fácil de confundir por escrito. Faça certo e a legibilidade do seu conteúdo melhora muito.

      Assim, uma maneira mais fácil de explicar a legibilidade do conteúdo é observar os fatores que o afetam. Simplificando, a legibilidade do conteúdo é afetada pelos seguintes fatores:

      • Simplicidade da linguagem: Este é um conceito direto. Use palavras simples em seu idioma com as quais a maioria das pessoas está acostumada no uso diário. Não há absolutamente nenhuma necessidade de redação técnica, a menos que a situação assim o exija.
      • Estrutura de conteúdo: Isso serve para garantir que o conteúdo tenha um fluxo adequado e tranquilo. A lógica e a coerência que estão sendo transmitidas não estão muito longe disso. Por exemplo, o uso de frases ou sentenças de transição para fluir perfeitamente de uma seção para outra.
      • Disposição do conteúdo: tem tudo a ver com a aparência física do seu texto. O uso de marcadores e listas, formatação de parágrafos, escolha de fonte e inclusão de imagens, vídeos, etc. são exemplos de disposição. O disposição deve estar de acordo com o que seus leitores gostam de ver e reagir positivamente. Falando em leitores…
      • Engajamento do leitor: tem mais a ver com a preferência do seu público e com o tipo de leitor que você deseja atrair ou já atraiu. Talvez o seu público seja composto por estudantes de pesquisa. Nesse caso, eles não se importarão com enormes blocos de textos encadeados. Seu público desempenha um papel importante no nível de pontuação de legibilidade que você deve buscar. Falando em pontuação de legibilidade…
      • Pontuação de legibilidade: você precisa das métricas de seu público para avaliar esta corretamente. Qual é o nível médio de leitura do público que lê seu conteúdo? Uma maneira mais fácil seria verificar de onde eles são e verificar o nível de legibilidade desse país no Google. Além disso, existem muitas ferramentas gratuitas que verificam o nível de legibilidade do seu texto com base no comprimento da frase e na dificuldade das palavras.

      Com a legibilidade do conteúdo decifrada, é hora de analisar alguns desafios comuns que você enfrentará para alcançar alta legibilidade.

      2. Problemas comuns de legibilidade

        Isso será curto, mas mesmo assim você deve prestar atenção, pois todo redator de conteúdo luta com esses problemas comuns de legibilidade. Questões como:

        • Ser informativo, mas não conciso
        • Removendo termos/detalhes importantes nas tentativas de remover boatos
        • Simplificar demais removendo detalhes técnicos.
        • Tom e estilo inconsistentes em todo o conteúdo
        • Inconsistências de layout e formatação

        Vamos ver como o Reescrever Texto resolver esses problemas…

        3. Visão geral do Reescrever Texto

          Reescrever Texto é uma ferramenta avançada de reescrita treinada em modelos GPT-3. Ele oferece uma combinação de modos gratuitos e pagos, como você pode esperar das ferramentas online atualmente.

          Ele suporta todos os formatos de arquivo comuns em sua caixa de entrada. Você pode carregá-los do seu dispositivo ou importá-los do Dropbox ou Google Drive ou pode simplesmente optar por copiar/colar o conteúdo.

          É uma pena que tenha opções limitadas quando se trata de baixar os resultados. A saída também destaca as alterações feitas pela ferramenta de forma que você possa identificá-las facilmente. Os modos gratuitos oferecidos permitem uma contagem generosa de palavras ( 1000 palavras ).

          É isso para uma breve visão geral. Vamos testar a ferramenta alimentando-a com conteúdo altamente ilegível, cheio de problemas que discutimos antes e que afetam a legibilidade de um conteúdo.

          4. Conteúdo altamente ilegível encontra Reescrever texto

            Julgar melhor qualquer ferramenta online é colocá-la no gravador. Jogue-o no fundo da água, como dizem. Para fazer isso, pediremos que ele reescreva um miniconteúdo pouco conciso, mal formatado e ruim, com tom e estilo inconsistentes.

            Só para refrescar a memória, reescrever o texto significa apresentar os mesmos conceitos/ideias de novas maneiras, mantendo o significado do texto original.

            Abaixo você pode ver o conteúdo caótico na caixa de entrada e como a ferramenta o corrige em segundos para melhorar significativamente sua legibilidade.

            qyaPWgdOrU7cSb2vSFxKG hH9ci kJDZtKqvjmPie rfmU55WOx6m33O3Rue7VrfgeNci 6w 1WdX13ZesykE0OsBIcZ0rOmNdas4fBqnbZug9jUfd LhjRW3KUIV7TkX7es d95XHx

            É como se um professor pegasse um marcador amarelo e começasse a destacar seus erros. As palavras destacadas não servem apenas para facilitar a leitura, você pode trocá-las por sinônimos de sua escolha fornecidos pela ferramenta.

            Com este resultado, tudo o que resta para responder definitivamente é…

            O Reescrever Texto realmente ajuda a melhorar a legibilidade do conteúdo?

            Podemos confirmar conclusivamente agora que sim, o Reescrever Texto realmente ajuda a melhorar a legibilidade do conteúdo por uma margem.

            Sua habilidade de reescrever é incomparável, como evidenciado pela saída gerada a partir de um conteúdo altamente ilegível.

            Avatar de Giselle Wagner

            Giselle Wagner é formada em jornalismo pela Universidade Santa Úrsula. Trabalhou como estagiária na rádio Rio de Janeiro. Depois, foi editora chefe do Notícia da Manhã, onde cobria assuntos voltados à política brasileira.