É fato que a pandemia do COVID-19 trouxe diversas mudanças para a sociedade, tanto no sentido econômico quanto de qualidade de vida. Como consequência, muitos procuram novas oportunidades de trabalho e cidades com boas empresas para garantir maior bem-estar e estabilidade. No entanto, é fato que a economia brasileira passa por alguns percalços, sendo necessário analisar com cuidado a decisão de mudar de cidade. Então, pensando em te ajudar, separamos para o post de hoje as 8 cidades com boas empresas para trabalhar e também com boa qualidade de vida. 

    1. Jaraguá do Sul, Santa Catarina

    A primeira cidade de nossa lista não poderia ser outra, sendo considerada a quinta maior economia de Santa Catarina. Com belezas naturais incríveis, opções de lazer variadas e excelente infraestrutura, muitos procuram uma imobiliária em Jaraguá do Sul, a fim de instalar-se no município. A economia da cidade é diversificada, destacando-se na indústria em setores como metal mecânico e confecções. Inclusive, é sede de algumas das maiores empresas do Brasil, além de ser conhecida como a Capital Nacional da Malha. 

    2. Jundiaí, São Paulo

    Com uma localização bastante privilegiada, com 6 rodovias importantes cortando seu território, Jundiaí está relativamente próxima da capital paulista. Com menos de 500 mil habitantes, o município é a 8ª maior economia do estado de São Paulo, sendo famoso por abrigar gigantes da indústria, como Coca-Cola, Kraft Foods, Ambev, entre outras. Como consequência, gera milhares de oportunidades de emprego para seus moradores, atraindo ainda mais pessoas para a região. Além disso, possui boa qualidade de vida, com excelentes índices de segurança, educação e saneamento. 

    3. Maringá, Paraná

    Outra cidade que não poderia ficar de fora é Maringá, sendo destaque no cenário nacional quando falamos em qualidade de vida, com acesso à educação, saúde e segurança pública. Em relação à economia, vem se desenvolvendo cada vez mais, principalmente no mercado imobiliário, além de realizar grandes avanços no mercado de energia solar. Além disso, os índices de educação estão entre os melhores do país, assim como o de abastecimento de água e tratamento de esgoto, atingindo 100% da população. Por último, mas não menos importante, é uma das cidades com maior área verde por habitante. 

    4. Vitória, Espírito Santo

    Vitória já ganhou o prêmio de melhor cidade em proporcionar bem-estar urbano aos habitantes, oferecendo excelente qualidade de vida, com opções de lazer variadas, além das belas praias e natureza preservada. Ainda que seja uma capital, a cidade mantém os ares interioranos, mas sem deixar de lado o desenvolvimento, com uma economia bastante sólida e diversificada. Além do setor de serviços, destacam-se também os portos espalhados pelo litoral, que contribuem significativamente para o crescimento contínuo da capital. 

    5. Belo Horizonte, Minas Gerais

    A capital mineira conta com diversos polos comerciais, atendendo desde o mercado popular até o de alto luxo. Além disso, vem se destacando como um dos polos tecnológicos mais importantes do país, com sua economia diversificada e estável. Vale lembrar ainda que é a sexta capital mais populosa do país, sendo bastante desenvolvida, mas sem deixar de lado o clima de interior. Inclusive, é considerada uma das melhores capitais para se viver

    6. Florianópolis, Santa Catarina

    A Ilha da Magia é famosa por suas belezas naturais preservadas, praias incríveis e, claro, festas que duram até depois do nascer do sol. No entanto, além de ter sua economia baseada no turismo, Florianópolis é destaque no setor tecnológico, abrigando um grande número de startups. Inclusive, recebeu o apelido de Vale do Silício da América Latina, atraindo muitos investidores e, por isso, é uma ótima cidade para empreendedores. 

    7. Curitiba, Paraná

    Curitiba tem como ponto forte a sustentabilidade, sendo considerada a cidade mais sustentável da América Latina, de acordo com a The Economist. Com grande área verde, abrigando parques e bosques, Curitiba mostra que é possível conciliar o desenvolvimento e a preservação com meio ambiente. Afinal, possui um dos maiores PIBs do país, gerando muitos empregos para a população. 

    8. São José dos Campos, São Paulo

    Por fim, São José dos Campos está bem próxima de São Paulo, abrigando muitas empresas importantes, como a General Motors, Ericson, Embraer e Petrobrás. Portanto, possui economia aquecida e diversificada, gerando muitas oportunidades de emprego para os moradores, além de atrair pessoas qualificadas para a região. Além disso, a cidade possui o mais importante polo tecnológico da América Latina, com o Centro Tecnológico de Aeronáutica (CTA) e o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe). 

    Então, agora que você conhece algumas das melhores cidades para trabalhar no Brasil, já pode escolher qual será seu novo lar. No entanto, é muito importante analisar diversos fatores, além da economia, como opções de lazer, segurança, qualidade dos serviços públicos, como saúde e educação, além do saneamento básico e, claro, qualidade de vida. Dessa forma, você garante uma cidade completa e que atenda todas as necessidades da família, contribuindo para maior bem-estar e satisfação no dia a dia.

    Giselle Wagner é formada em jornalismo pela Universidade Santa Úrsula. Trabalhou como estagiária na rádio Rio de Janeiro. Depois, foi editora chefe do Notícia da Manhã, onde cobria assuntos voltados à política brasileira.