Optar pelo ralo oculto é a garantia de um acabamento impecável para a reforma ou construção dos imóveis, sejam eles residenciais ou comerciais.

    Embora algumas pessoas não se atentem a esse detalhe, ele é fundamental não apenas para deixar a decoração mais clean, como também permitir um sistema de drenagem eficiente.

    Portanto, se você ainda tem dúvidas sobre qual modelo escolher, continue a leitura deste post e descubra as vantagens dessa versão sofisticada e moderna de ralos.

    O que é e como funciona o ralo invisível?

    De fato, a função desse tipo de ralo é a mesma dos demais modelos, que é realizar o escoamento da água.

    Porém, quanto à sua estética, é considerado o mais elegante e sofisticado, uma vez que se integra ao ambiente de maneira praticamente imperceptível.

    A passagem da água nesse tipo de ralo acontece por meio de uma pequena fresta entre o piso e a tampa que fica sobre o gradil.

    Ou seja, este acessório é composto da parte interna, que é o gradil que retém os resíduos sólidos, como restos de sabonete e cabelo.

    E a externa, que é a tampa que deve ser instalada na mesma altura que o piso, se encaixando perfeitamente, contribuindo para um visual mais harmonioso e elegante.

    Tipos de ralo oculto

    Existem atualmente no mercado dois modelos de ralo oculto, que são: o quadrado e o linear.

    Antes de definir qual deles será utilizado, o profissional deve analisar o projeto, ou seja, se a ideia é colocar o ralo no centro do cômodo, o ideal é optar pelo quadrado.

    No entanto, se a aplicação for nas proximidades de uma lateral, a melhor escolha é o modelo linear.

    Para que você possa decidir entre um e outro, conheça as peculiaridades de cada um:

    Quadrado: certamente, esse é o modelo mais comum no mercado e possui as seguintes medidas padrão: 10×10 cm e 15×15 cm.

    Pelo fato de possuir dimensões menores e ser bem discreto, é uma das escolhas preferidas para espaços pequenos e geralmente é instalado na parte central dos ambientes.

    Linear: como o próprio nome diz, esse tipo de ralo é mais alongado e fino, por isso é ideal para espaços maiores, como cozinhas, áreas de serviço e banheiro.

    A composição do ralo invisível é de uma grelha metálica, que fica na parte interna da instalação e de uma tampa que é revestida pelo mesmo piso do espaço.

    Como é feita a instalação desse tipo de ralo?

    A instalação do ralo deve ser feita por um profissional qualificado, garantindo assim a qualidade do serviço e um acabamento impecável para a área escolhida.

    Assim sendo, é fundamental que algumas instruções sejam seguidas para que o resultado saia como o esperado. Veja!

    1. Antes de mais nada, é preciso fazer o recorte do revestimento que será instalado na base do ralo, permitindo sua camuflagem no piso.
    2. O próximo passo é deixar o recorte no chão para que o ralo possa ser instalado, para isso é preciso conhecer o projeto hidráulico da residência.
    3. Nessa etapa é feita a colocação do ralo no contrapiso, utilizando para isso um pouco de argamassa, encaixando a parte arredondada do ralo à caixa sifonada.
    4. É nessa hora que o revestimento que foi reservado no primeiro passo é utilizado. Com uma pequena quantidade de argamassa é possível fixar o recorte na tampa oca do ralo.
    5. Por fim, basta fazer a limpeza da argamassa e colocar a tampa sobre a base do ralo.

    Fazendo a limpeza do ralo oculto

    Certamente, uma das principais vantagens desse modelo de ralo é a facilidade na hora de fazer a sua limpeza.

    Isso porque esse produto possui um acessório interno que facilita a sua retirada, além de reter cabelos e demais dejetos, como gordura corporal e restos de sabonete.

    De tal forma que, para uma boa higienização do ralo, pasta remover essa base e em seguida utilizar um pouco de detergente e uma escovinha para retirar todas as impurezas ali retidas.

    Não deixe o ralo oculto muito sujo, se você está deixando a barba crescer ou fazendo tratamento para queda de cabelo, é muito importante que limpe regulamente e evite entupimento.

    Em quais ambientes esse sistema de drenagem pode ser usado?

    Banheiro: devido a descrição desse tipo de ralo, pode ser usado não apenas dentro do boxe, mas também na parte externa, facilitando ainda mais a limpeza e dando mais requinte à decoração.

    Varandas e áreas externas: nesses ambientes podem ocorrer possíveis alagamentos por causa das chuvas, por esse motivo o modelo linear é uma excelente escolha.

    Para não interferir na decoração, a melhor alternativa é o tipo oculto, que fica bem camuflado no piso.

    Piscina: sem dúvida, essa é a melhor opção para piscinas, já que permite a evacuação de água, permitindo que estejam sempre cheias.

    Além disso, esse tipo de ralo é ideal para quem deseja aderir à borda infinita para a piscina de sua casa ou imóvel.

    Não há dúvidas que o ralo oculto é uma alternativa que veio para ficar, uma vez que as instalações estão mais modernas e minimalistas.

    Por isso, se você está construindo ou reformando, não deixe de conhecer as novidades em acabamento, como os diferentes tipos de ralo disponíveis no mercado.

    Avatar de Giselle Wagner

    Giselle Wagner é formada em jornalismo pela Universidade Santa Úrsula. Trabalhou como estagiária na rádio Rio de Janeiro. Depois, foi editora chefe do Notícia da Manhã, onde cobria assuntos voltados à política brasileira.