Uma dúvida comum que muitas pessoas têm, seja na organização de um evento pessoal ou corporativo, é a quantidade de descartáveis para festa que será necessária.
Quando alguém que está organizando não se preocupa com isso, pode acabar comprando muito mais do que é necessário, gerando gastos extras, ou ainda comprando bem menos.
Esse segundo problema é, com certeza, o que pode ocasionar mais danos ao evento, já que corre o risco de que alguns convidados acabem ficando sem ter pratos, talheres ou copos descartáveis para comer e beber.
Sendo assim, pensar no detalhe dos descartáveis é uma parte imprescindível em qualquer organização de festa e por isso mesmo nós resolvemos trazer este conteúdo.
Aqui iremos ensinar a você sobre como calcular descartáveis para festa da maneira correta para que não falte nem sobre demais esses itens em seu evento. Acompanhe!
Saiba qual a quantidade de convidados
Antes de qualquer coisa, é impossível que você consiga fazer o cálculo de descartáveis para festa corretamente se não souber qual é a quantidade de convidados que irão ao evento.
Afinal, não adianta pensar em calcular a quantidade de bebidas, por exemplo, sem ter o número exato de pessoas na festa.
É por isso que você deve pedir a confirmação de todos, evitando qualquer risco de desperdício por comprar produtos em excesso ou pela falta deles.
Dito isso, vamos mostrar a seguir como calcular diferentes tipos de produtos descartáveis para festa.
Como fazer o cálculo de copos descartáveis?
Vamos começar calculando a quantidade de copos descartáveis que será necessária para a sua festa.
A base para isso é saber quanto de bebida você irá servir em sua festa, porém, o melhor é sempre fazer o calculado baseando-se no total de convidados.
Uma das formas de cálculo mais comuns para copos descartáveis é considerar 1 copo descartável a cada 200 ml de bebida.
Sendo assim, a cada 2 litros de bebida que você vai servir, serão necessários 10 copos, pelo menos.
Uma outra dica é calcular um extra na quantidade de copos, pois podem haver acidentes como o item cair no chão ou rasgar/rachar, e o convidado precisará de um outro copo.
Isso significa que se você vai calcular 10 copos para cada 2 litros de bebida, deve acrescentar 20% a mais de copos para ter essa garantia extra, o que seria um total de 2 copos a mais e de 12 no total.
Com isso, com o cálculo de 12 copos para cada 2 litros de bebida, se você fizer uma festa com 20 litros de refrigerante, precisará de 120 copos.
A outra forma de calcular descartáveis é pela quantidade de convidados. Nesse caso, você deve fazer o cálculo de 3 a 5 copos por cada pessoa.
Apesar de parecer muito, é comum vermos pessoas perdendo seus copos durante a festa ou mesmo que eles rachem. O mais importante é considerar sempre copos mais resistentes para ter menos problemas.
Além disso, ainda é importante que você tenha sempre bebidas de qualidade em sua festa, então não deixe de contratar um bom aluguel de chopp.
Cálculo para pratos e talheres
O próximo passo é fazer o cálculo da quantidade total de talheres e de pratos para a sua festa.
A dica de cálculo aqui é essa: você deve calcular sempre uma unidade de cada um dos descartáveis para uma refeição para cada um dos convidados.
Por exemplo, se vai servir um almoço para 20 pessoas, calcule 1 prato, 1 garfo, 1 faca e 1 colher descartável por pessoa, o que vai dar 20 unidades de cada item.
Para ter uma garantia a mais, calcule sempre uma margem a mais de 20% para os imprevistos. Neste caso, 20% seriam 4 itens a mais de cada descartável (prato, garfo, faca e colher).
Se você vai servir mais de uma refeição, como um café da manhã ou da tarde e um almoço, multiplique a quantidade de talheres e pratos pelo número das refeições.
O mesmo cálculo vale caso você vá servir a sobremesa. Considere um prato e uma colher ou um garfo para cada convidado e adicione a margem extra de 20%.
Guardanapos
O guardanapo também deve ser calculado corretamente, pois nada pior do que faltar esse item básico para limpeza pessoal na hora da festa.
O seu cálculo deve considerar a quantidade de refeições que serão servidas. Um exemplo disso é considerar um guardanapo por cada petisco ou salgado servido e fazer o cálculo em cima disso.
Porém, caso você vai servir muitos salgados na festa, a dica é realizar um cálculo básico de guardanapos descartáveis, colocando 10 a 15 deles por cada convidado.
Já em uma festa apenas com a principal refeição, você deve calcular 3 guardanapos por cada convidado para cada refeição (caso tenha petiscos ou sobremesas).
Conclusão
Como você viu, na hora de calcular descartáveis para festa é sempre fundamental ter uma base para que não faltem produtos na hora do evento.
Neste texto, mostramos como você pode fazer o cálculo dos descartáveis como copos e pratos e talheres, mas também guardanapos, garantindo o sucesso em sua festa.
O que achou do conteúdo sobre como calcular descartáveis para festa?