Quando você diz a palavra ventilação, a maioria das pessoas pensa em ar condicionado ou ventiladores. Os sistemas de ventilação industrial são algo completamente diferentes e muito necessários.

    A ventilação para instalações industriais não foi projetada só para o controle climático total, mas para reduzir o calor interno, filtrar os contaminantes nas partículas do ar e assim melhorar o fluxo e a qualidade do ar no ambiente industrial. 

    QUEM NECESSITA DE VENTILAÇÃO INDUSTRIAL

    Cada instalação industrial precisa de um sistema de ventilação projetado para atender suas necessidades individuais. No momento de pensar sobre o tipo de ventilação industrial adequada para sua empresa, deve-se levar em consideração o tamanho do edifício, o calor gerado durante os processos realizados no ambiente e a quantidade de máquinas que atuaram naquela área.

    Algumas indústrias têm como maior necessidade a refrigeração industrial, para tornar o clima do ambiente mais adequado, e assim manter seus ambientes internos toleráveis ​​aos funcionários.  Outras indústrias buscam por um sistema industrial além da  refrigeração, buscam também pela filtragem das toxinas no ar.

    Mas independente do sistema, no geral a ventilação industrial é o processo de aumentar o fluxo de ar em grandes espaços fechados. Isso pode incluir as fábricas, restaurantes, hospitais, armazéns e todos os tipos de espaços que abrigam máquinas ou equipamentos pesados.

    O calor em um edifício pode ser resultado de um equipamento ou máquinas que atuam no processo industrial. Outras vezes o calor excessivo no ambiente pode apenas ser o resultado de um dia de temperatura elevada com muitas pessoas em um ambiente que não há a renovação e circulação natural do ar.

    O sistema de ventilação industrial costuma ser a solução em todas essas áreas. Lembre-se, bons sistemas de ventilação industrial mantém os funcionários saudáveis, confortáveis e felizes, consequentemente mais produtivos.

    PROJETANDO O MELHOR SISTEMA DE VENTILAÇÃO INDUSTRIAL 

    O sistema de exaustores industriais podem não fornecer energia suficiente para um ambiente de maior porte, e então nesse caso um sistema de ventilação industrial híbrido será provavelmente o mais indicado, pela sua capacidade de resfriar por igual os ambientes maiores. 

    No caso dos armazéns a melhor opção será o sistema de ventiladores industriais mais silenciosos, que trazem um maior conforto sonoro e tem também  eficácia em termos de economia de energia.

    Os armazéns são espaços enormes, e geralmente não tem uma capacidade natural para tentar controlar o clima em todo o ambiente, então os armazéns contam com um sistema de ventiladores industriais potentes e silenciosos que exercem facilmente o trabalho de recirculação do ar. 

    O sistema de ventilação industrial além de manter as mercadorias armazenadas em condições ideais eles auxiliam também no controle da temperatura desses ambientes. A temperatura tende a oscilar nesses locais, diminuindo rapidamente e interferindo tanto na saúde dos funcionários quanto na qualidade das mercadorias.

    Os ventiladores industriais também tendem a deixar os trabalhadores de armazéns ou indústrias mais confortáveis. A ventilação industrial tem como benefício evitar que os funcionários desenvolvam problemas respiratórios causados ​​por alérgenos no ar, e vários outros problemas como por exemplo os problemas de pressão arterial, que são causados pelo clima quente no ambiente.

    Quando os trabalhadores estão lúcidos e saudáveis, os acidentes empresariais diminuem, e prevenir acidentes não é apenas proteger os seus trabalhadores, mas também proteger a sua mercadoria de erros no momento do manuseio e desta forma trazer proteção à sua parte financeira, evitando custos por erro do operador.

    Se você não considerar a importância de um sistema de ventilação na sua empresa, provavelmente terá futuros danos financeiros. Os colaboradores que atuam em áreas fechadas podem desencadear doenças relacionadas ao trabalho, e isso trará a vocês empregadores grandes custos com seguro de saúde e com o afastamento de um funcionário. 

    O ar contaminado por partículas que saem das máquinas pode causar:

    • Doenças respiratórias
    • Irritação ocular
    • Dores de cabeça
    • Pressão arterial elevada
    • Fadiga
    • Náuseas e tonturas
    • Irritação da pele
    • Dificuldade em focar e se concentrar

     Esses danos ocorrem devido a:

    • Exaustão por calor e umidade
    • Dióxido de carbono do uso de aparelhos e máquinas que geram combustão
    • Fumaças, mofos e etc.

    Essas consequências na saúde de seus funcionários trará como resultado danos financeiros e queda na produção de sua empresa. Por tanto sabemos que de qualquer forma, independente se for uma indústria de produção, um hospital, um armazém para estoque ou qualquer outro ambiente fechado, a solução sempre será um sistema de ventilação industrial, para  trazer conforto e segurança a todos.

    Conteúdo produzido por uma Agência de Marketing digital – Inbounder Marketing

     

    Veja também Educação a distância, veja os desafios que escolas enfrentaram durante a pandemia

     

    Giselle Wagner é formada em jornalismo pela Universidade Santa Úrsula. Trabalhou como estagiária na rádio Rio de Janeiro. Depois, foi editora chefe do Notícia da Manhã, onde cobria assuntos voltados à política brasileira.