Qual melhor posição para dormir com dor nas costas?

Realmente pode ser um desafio encontrar qual melhor posição para dormir com dor nas costas e ter uma boa noite de sono.

Se você sofre com dor na coluna e já não sabe mais o que fazer, saiba que não está sozinho. Estima-se que 80% da população terá dores nas costas pelo menos uma vez na vida e mais da metade sofre principalmente à noite.

Embora os fatores que contribuem para a dor nas costas possam ter várias causas, existem soluções que podem ajudar, sejam médicas ou naturais.

Então, o que fazer quando a dor nas costas impede o nosso sono?

Continue aqui, porque vamos dar 8 dicas para dormir bem com dor nas costas!

Quais posições evitar para não ter dor nas costas?

Antes de você saber qual melhor posição para dormir com dor nas costas, é importante entender quais posições evitar.

A pior posição para dormir é de bruços, porque contrai os músculos e articulações. Além disso, ela não é adaptada para as cervicais que podem estar em extensão ou rotação.

Embora dormir de lado é a melhor posição para dormir, apenas evite a posição fetal, pois há um risco de causar ou piorar as dores.

E cuidado ao dormir sentado, pois pode afetar a região lombar e cervical.

É importante também consultar seu médico no caso de dores intensas, pois em alguns quadros, o mais indicado será uma cirurgia endoscópica para hérnia de disco.

Por fim, não fique na mesma posição durante um longo período, para evitar uma rigidez dos músculos e articulações.

Qual melhor posição para dormir com dor nas costas: 8 dicas

Agora que você já sabe o que não fazer, qual melhor posição para dormir com dor nas costas?

1.A posição ideal: dormir de lado

A posição de lado é a melhor se você sofre com dores nas costas, pois causa menos pressão na coluna.

Para otimizar essa posição, você pode colocar um travesseiro entre suas pernas, a fim de evitar a rotação da coluna lombar.

2.Dormir bem de barriga para cima

Se você não abre mão de dormir de barriga para cima, o ideal é dormir com dois travesseiros: um sob a cabeça e um sob os joelhos.

Isso permite manter a curvatura da coluna e evitar as tensões.

3.Dormir de bruços

Você só consegue dormir de bruços?

Na verdade, dormir de bruços é a pior posição para quem tem problema de coluna, mas se você só consegue dormir nessa posição, aqui vai uma dica:

Você pode colocar um travesseiro sob o quadril, para diminuir as tensões, e para evitar dores cervicais, use um travesseiro para não gerar uma curvatura muito acentuada dessa região.

Um alinhamento errado da nuca pode ser o início de dores nas costas.

Portanto, preste atenção na maneira que você posiciona sua cabeça em relação ao resto do seu corpo durante a noite.

5.Escolher bem seu travesseiro

O travesseiro ideal depende da posição que você dorme.

Para dormir de bruços ou de barriga para cima, a fim de acentuar a curvatura cervical, prefira um travesseiro mais fino.

Agora, se você dormir de lado, um travesseiro mais grosso vai permitir conservar o alinhamento entre a cabeça e o resto do corpo.

Enfim, o travesseiro ideal é nem muito mole, nem muito duro.

6.Quando trocar meu colchão

Não adianta você saber qual melhor posição para dormir com dor nas costas e não ter um colchão de qualidade.

O colchão pode ser trocado a cada 10 anos. E da mesma forma que o travesseiro, o colchão deve ser bem firme, e você encontra no mercado colchões específicos para quem tem problema de coluna.

7.Mudanças de posição durante a noite

Mudar de posição durante a noite permite evitar uma sobrecarga nas articulações e músculos.

Por isso, se possível, faça movimentos bem devagar, principalmente ao se levantar da cama, se inclinando para frente.

8.Relaxar

Relaxar, tanto fisicamente como mentalmente, é a chave para uma boa noite. Se você sofre com dores nas costas, tente fazer yoga, meditação, exercícios de respiração…

Isso vai ajudar a liberar as tensões e promover uma melhor qualidade do sono.

Conclusão

Agora que você aprendeu sobre qual melhor posição para dormir com dor nas costas, no caso das dores persistirem, vale a pena consultar um médico a fim de identificar a causa e tratar.

O mais importante é você descobrir qual a posição que faz você se sentir mais confortável!